Como a instituição de ensino pode automatizar o seu processo de matrícula?


O procedimento de matrícula em algumas escolas ainda é realizado de forma manual, através do uso de formulários impressos que precisam ser armazenados fisicamente. Outras escolas realizam o controle das matrículas utilizando planilhas Excel, que em um primeiro momento atendem o objetivo de registrar os dados das matrículas, contudo, se demonstra ineficaz quando a gestão das informações se demonstra mais complexa, com o controle de turmas, séries, disciplinas, professores, etc.

Algumas outras escolas utilizam sistemas de gestão escolar, contudo, muitos deles ainda não atendem suas necessidades ou possuem falhas, além de que, em alguns casos a arquitetura de software se demonstra antiga e pesada, como é o caso dos sistemas de gestão desktop. Neste último caso, a escola somente pode acessar as informações do sistema através de computadores que possuam o sistema instalado, isto quando os dados do sistema são interligados. Hoje, com o avanço da tecnologia, as escolas precisam de ferramentas que possam ser acessadas desde qualquer computador que possua internet.

Estas informações devem revelar caraterísticas financeiras, pedagógicas e de comunicação entre escola, pais, professores e alunos. Ou seja, deve ser uma ferramenta que forneça ao professor da escola, por exemplo, um painel exclusivo, onde poderia, entre outras coisas: comunicar-se com os alunos e escola, lançar notas e conceitos, ver informações financeiras sobre os seus recebimentos, gerenciar ambientes virtuais de ensino, etc. Tal solução também deve fornecer um painel exclusivo aos alunos da escola, que poderão acessar suas notas, imprimir segundas vias de boletos de pagamentos, interagir com outros alunos, escola e professores, etc.

Outra faceta do sistema web, deve permitir aos pais o uso de ferramentas que lhes permitam acompanhar o avanço de seus filhos, comunicar-se com escola e professores e consultar e realizar operações financeiras com a escola.

O edukante ( http://www.edukante.com ) é uma ferramenta brasileira, que possui todas as facetas citadas acima. Tem o objetivo de ser uma ferramenta acessível a todas as instituições. Além disto, o projeto conta uma equipe de suporte que apoia individualmente cada escola na configuração e utilização do sistema. É um conjunto de softwares de gestão escolar 100% web. Possui ferramentas de controle acadêmico, financeiro, ensino a distância e comunicação.